Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto Soldado Cidadão (PSC)

“Cada militar licenciado, que conseguir inserção no mercado de trabalho, é um problema social a menos para o País.”

O que é?
O Projeto Soldado-Cidadão tem por finalidade fornecer uma qualificação profissional aos militares das Forças Armadas, permitindo aos que serão licenciados, por término do tempo de Serviço Militar, concorrerem ao mercado de trabalho em melhores condições.

Histórico:
2002 - Teve sua origem, com o Projeto Qualificação de Mão-de-Obra, na cidade do Rio de Janeiro. Surgiu em razão da antecipação da desincorporação ocorrida naquele ano. No ano seguinte, como módulo-piloto, foi estendido ao Distrito federal e a mais sete estados brasileiros.

Agosto de 2004 - O Governo Federal lançou o “Projeto Soldado-Cidadão” (PSC), inserido no Programa de Assistência e Cooperação das Forças Armadas à Sociedade Civil, sob a responsabilidade do Ministério da Defesa. Nesse ano adquiriu projeção nacional, abrangendo todas as unidades da federação, com a participação de todos os Comandos Militares de Área (C Mil A). Nessa época, A Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB), realizava o planejamento das ações, o gerenciamento dos recursos e a supervisão do PSC.

Junho de 2007 - O Comandante do Exército encarregou o Comando de Operações Terrestres (COTER) da execução e das medidas de coordenação e controle, em todas as suas etapas. A FUNCEB, atualmente, não participa do PSC. O referido Projeto consta do Plano Plurianual 2008/2011.

COTER:
A fim de atender às condicionantes do Projeto, o COTER descentralizou a execução, pelas unidades da federação, com as finalidades de:
•    Otimizar a contratação das entidades de ensino;
•    Atender demandas locais.

Após o COTER fixar os efetivos de militares por Estado, a serem contemplados pelo Projeto, de acordo com a disponibilidade dos recursos financeiros previstos no seu Plano de Gestão, as OM Selecionadas (que realizarão a coordenação no nível estadual) contratam entidades de ensino que ofereçam cursos profissionalizantes, reconhecidos pelo Ministério do Trabalho, e proporcionem aos militares, a serem desincorporados das fileiras do Exército, preferencialmente soldados do efetivo variável e do núcleo base, possibilidades de ingresso no mercado de trabalho.

Foto 1 - Centro de Formação de Condutores

As OM Selecionadas realizam todas as atividades necessárias ao planejamento das ações e todos os atos administrativos, objetivando a consecução do PSC. Dentre elas:
•    Levantamento de cursos de interesse.
•    Distribuição de vagas, por município/OM;
•    Contratação e acompanhamento.

Foto 2 - Curso de Marceneiro

Para atingir o referido objetivo, cada Estado terá um oficial que deverá efetuar a ligação com o COTER, contatar as entidades de ensino envolvidas e supervisionar as atividades das OM participantes. O oficial nomeado será o Coordenador Estadual.

Foto 3 - Curso de Operação de Carga

Esse Coordenador Estadual escolhe um Coordenador Local em cada Município/OM, onde o Projeto esteja ocorrendo, a fim de solucionar os óbices porventura existentes e conduzir, controlar e fiscalizar as atividades durante as fases de realização dos cursos.

Foto 4 - Curso de Cabeamento Telefônico

Os cursos têm carga horária de 160 horas, sendo 140 horas de aula de assunto específico, dezesseis horas de aula de noções de empreendedorismo e quatro horas de aula de noções de cidadania e estão distribuídos em fases, ao longo do ano de instrução, devendo ser concluídos antes do fim da desincorporação, conforme previsão do calendário elaborado anualmente pelo COTER.

Foto 5 - Curso de Costureiro Capoteiro

Os planejamentos e a execução dos cursos do Projeto Soldado Cidadão (PSC), devem ser lançados no Sistema da Assessoria de Programa de Governo (SASPROG), onde serão acompanhados, “on line”, pelo COTER. O link de acesso ao SASPROG está disponível nos sítios de INTRANET e INTERNET do COTER.

Foto 6 - Curso de Eletricista Auto

Resultados alcançados (até o ano de 2017, inclusive):
Desde o seu início, o PSC já capacitou mais de 195.000 jovens, dos quais cerca de 70% encontraram colocação no mercado de trabalho.
Em 2018 o PSC deve atender, aproximadamente, 8.500 militares.

Foto 7 - Cursos de Garçom

O curso tem por finalidade atender a grande necessidade das embarcações junto às organizações militares nas operações riberinhas. Quando os militares na ativa e assim passando para a reserva, terem uma grande empregabilidade nessa área.

Foto 8 - Curso de Manutenção motor de popa

Informações:
Telefones: (61) 3415 - 4740/5345/7934
 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Baixe aqui o Plano de Gestão

Fim do conteúdo da página