Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Divisão de Coordenação Civil Militar

1. MISSÃO

Coordenar o apoio da Força Terrestre nas atividades subsidiárias, excetuando-se as obras de Engenharia de Construção, Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e as Operações na Faixa de Fronteira.

 

2. VISÃO DO FUTURO

Consolidar a reputação de competência no âmbito do COTER e tornar-se referência âmbito Exército na coordenação do apoio às ações subsidiárias afetas ao COTER, assim como ser reconhecida pela excelência do apoio prestado aos órgãos apoiados.

 

3. ORGANOGRAMA

4. OPERAÇÕES DE APOIO A PROGRAMAS E ÓRGÃOS DE GOVERNO

  • As Operações de Apoio a Programas e Órgãos de Governo ocorrem sob o planejamento e coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), subordinado ao Ministério da Defesa (MD), empregando efetivos da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira atuando de forma integrada em operações militares de grande envergadura, conjugando os esforços em torno de estratégias e objetivos para que as tropas procedam de forma flexível, versátil e com grande mobilidade.
  • Operação CARRO-PIPA: Trata-se de uma cooperação técnica e financeira entre os Ministérios da Integração Nacional (MI) e o Ministério da Defesa (MD) para a realização de ações complementares de apoio às atividades de distribuição emergencial de água potável, prioritariamente às populações rurais atingidas por estiagem e seca na região do semiárido nordestino, região norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.  Vem sendo realizada desde o ano de 1998.
  • Programa Mais Médicos para o Brasil: O apoio ao Programa se divide em duas vertentes: apoio ao acolhimento e apoio à supervisão. Consiste em cooperar com o Ministério da Saúde e Ministério da Educação no transporte de médicos inseridos no programa (acolhimento) e de professores universitários (supervisão), respectivamente. O transporte dos médicos para seus destinos (acolhimento) em todo o País é realizado em todos os Comandos  Militares de Área, enquanto o transporte dos supervisores é realizado apenas no Comando Militar da Amazônia e no Comando Militar do Norte. Dessa forma, o Ministério da Defesa aciona os meios das Forças Armadas, seja por intermédio de contratações de meios de transporte seja pelo emprego de meios próprios, para deslocar esses profissionais aos seus lugares de destino e em segurança.
  • Operação de Combate ao mosquito AEDES AEGYPTI: Tem como objetivo cooperar com o Ministério da Saúde (MS) nas ações de prevenção e controle da dengue, chikungunya e zika vírus. As tropas, em apoio aos agentes públicos do MS, agem na eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti, contribuindo com o Governo Federal no combate à epidemia que assola o País.
  • Operação Expedicionários da Saúde:  Prestar apoio logístico às expedições clínica e cirúrgica da ONG Expedicionários da Saúde. O apoio consiste em transportar médicos, vindos de Campinas-SP, e material para montagem dos centros a fim de realizar procedimentos cirúrgicos diversos e prestar outros atendimentos médicos e odontológicos, com o intuito de reduzir o sofrimento da população indígena na Amazônia Legal.
  • Projeto RONDON: Este Projeto, sob a coordenação do Ministério da Defesa, é conduzido em estreita parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República, realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.
  • Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON): Tem como objetivo cooperar com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), no planejamento das atividades de resposta à emergência nuclear da Fábrica de Combustível Nuclear das Indústrias Nucleares do Brasil (FCN/INB) e da Usina Nuclear de Angra I e II, com simulações de acidentes com contaminação química e radiológica.
  • Apoio ao armazenamento de provas do ENEM: Criado em 1998, o ENEM tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim do Ensino Médio, sendo utilizado, ainda, como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a bolsas no Programa Universidade para Todos (Pro Uni) e para o ingresso no nível superior. O apoio do Exército Brasileiro (EB) ao citado exame vem ocorrendo desde o ano de 2009.
    Diante da importância, da magnitude, do alto grau de sigilo e segurança que demandam esse exame e a sua consolidação no calendário educacional brasileiro, foi solicitado pelo MEC, por intermédio do MD, e sob a coordenação deste, o apoio do Exército Brasileiro (EB), mediante prévio acerto do Comando de Operações Terrestres (COTER), no sentido de dispor locais de armazenamento seguros para as provas do ENEM/2014, para posterior distribuição, por intermédio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), em diversas localidades do território Nacional.

 

5. OPERAÇÃO DE APOIO À DEFESA CIVIL

  • As operações de apoio à Defesa Civil consistem na cooperação com os órgãos do Sistema de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), com ações estruturadas de resposta à ocorrência de desastre natural ou antrópico, a fim de contribuir com o socorro às situações de emergência e de estado de calamidade pública, atenuando os efeitos destes, ajudando na preservação da vida humana e do bem estar da população atingida e cooperando com o restabelecimento da normalidade social.
  • Lançamento de Pontes Logistic Suport Bridge (LSB): Trata-se de cooperação com a Defesa Civil e o DNIT no lançamento de ponte metálica LSB ou Bailey para restabelecimento do tráfego nas rodovias por ocasião de interrupção do tráfego por conta de acidentes naturais.

 

6. OPERAÇÕES EM ANDAMENTO

Fim do conteúdo da página