Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CMO - Op na faixa de fronteira 1º semestre 2025

O Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu o primeiro semestre do ano com resultados significativos no combate aos crimes transfronteiriços na Faixa de Fronteira. No período, foram executadas duas edições da Operação Ágata em cada uma das três áreas sob responsabilidade do Comando: Operações Ágata Jauru I e II, no estado do Mato Grosso (13ª Brigada de Infantaria Motorizada); Operações Ágata Pantanal I e II, na região norte do Mato Grosso do Sul (18ª Brigada de Infantaria de Pantanal); e Operações Ágata Tempestade do Oeste I e II, no sul do mesmo estado (4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada). Além dessas operações, foi desenvolvida a Operação Ágata Carcará, de caráter permanente.

As atividades desenvolvidas visam coibir delitos como tráfico de drogas, contrabando e outros crimes recorrentes na faixa de fronteira, especialmente em áreas de difícil acesso. As operações contaram com a atuação integrada do Exército Brasileiro com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Receita Federal e as Polícias Militares e Civis dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Essa sinergia interagências tem sido essencial para aumentar a presença do Estado e promover a segurança da população nas regiões fronteiriças.

Como resultado das ações do primeiro semestre, estima-se que o prejuízo causado ao crime organizado ultrapasse R$ 109 milhões. Cerca de 95% das apreensões estão relacionadas ao tráfico de entorpecentes e ao contrabando. Foram apreendidas aproximadamente 42 toneladas de drogas, mais de 17 mil veículos foram vistoriados e cerca de 900 ações operacionais foram realizadas. O Comando Militar do Oeste reafirma, assim, o compromisso do Exército Brasileiro com a defesa das fronteiras e a preservação da ordem pública.

 

Fim do conteúdo da página