Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Brasil e Paraguai realizam operação conjunta na fronteira

Foz do Iguaçu (PR) – Desde o dia 5 de maio do corrente ano, 172 militares brasileiros e 20 militares do Exército Paraguaio estão envolvidos na Operação Paraná IV, na fase da Simulação Construtiva. A operação é um Exercício Combinado e tem como objetivos fortalecer a cooperação e a amizade entre os Exércitos do Brasil e do Paraguai, bem como estabelecer um entendimento mútuo sobre os procedimentos para o planejamento e a condução de operações.

Nesta fase, que prossegue até o dia 16 de maio, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada concentra o seu Comando e o Estado-Maior das Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS) em Foz do Iguaçu (PR), tríplice fronteira com o Paraguai e a Argentina. Durante esta semana, ocorre a Simulação Construtiva, com o adestramento dos Estados-Maiores, contando com o apoio técnico do Centro de Adestramento Sul (CA-SUL) no emprego da ferramenta COMBATER. As interações entre os dois exércitos fomentam debates aprofundados sobre a doutrina terrestre e promovem um rico intercâmbio de experiências, que contribui para uma eventual atuação combinada, integrada e interoperável entre os países participantes.

A Operação Paraná IV conta com a participação de representantes brasileiros do Comando de Operações Terrestres (COTER), do Comando Militar do Sul (CMS), da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª Bda Inf Mtz), do Centro de Adestramento Sul (CA-Sul), do Comando de Aviação do Exército (CAVEx) e da Brigada de Infantaria Aeromóvel (Bda Inf Amv). O Exército Paraguaio está representado por militares da 3ª Divisão de Infantaria. A atividade serve como preparação direta para a próxima fase da operação, a Simulação Viva, prevista para agosto, na qual tropas dos dois países serão desdobradas no terreno.

Fim do conteúdo da página