Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

1° Exc de Cpc de Militares Brasileiros na Vertente Biológica

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 22 a 26 de abril, o Instituto de Biologia do Exército (IBEx), unidade referência em Defesa Biológica, realizou o 1° Exercício de Capacitação de Militares Brasileiros na Vertente Biológica - EXBRABIO, um exercício de capacitação voltado a Militares Brasileiros na área de Defesa Biológica.

O exercício de capacitação, demandado pelo Ministério da Defesa, teve como objetivo promover o aprimoramento dos participantes sobre a cooperação em Biossegurança e Bioproteção, além de abordar temas como Introdução ao Bioterrorismo, Guerra Biológica e Conceitos Importantes sobre a Defesa Biológica.

Durante o curso/exercício, os participantes foram submetidos a treinamentos teóricos e práticos, abordando temas como identificação de agentes biológicos, procedimentos de descontaminação e primeiros socorros em casos de exposição. Essa capacitação visa aprimorar a prontidão e a eficiência das Forças Armadas na proteção da população contra possíveis ataques ou acidentes envolvendo agentes biológicos.

O curso contou com o apoio do 1º Batalhão de Defesa Química Biológica Radiológica e Nuclear (1º BTL DQBRN), onde os alunos puderam realizar a prática sobre paramentação, desparamentação e descontaminação, coleta de amostras ambientais, além de operarem o Laboratório Móvel Químico Biológico. A atividade encerrou-se com uma cerimônia de entrega de certificados de conclusão do curso.

Essa imersão proporcionou uma importante troca de experiências entre as Forças Singulares, além de contribuir para o fortalecimento da Rede Internacional de Laboratórios Especializados em Defesa Biológica. Os conhecimentos adquiridos serão fundamentais para o aprimoramento da doutrina de emprego no Sistema de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército (SisDQBRNEx) e para a manutenção dos níveis de operacionalidade das Organizações Militares do sistema.

A atividade contou com a participação de militares especialistas em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) do Exército Brasileiro, além de representantes do Ministério da Defesa, Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira.

Defesa Biológica:

A Defesa Biológica é um termo que pode se referir a dois conceitos distintos:

• Proteção contra agentes biológicos: Neste contexto, a defesa biológica se refere a medidas tomadas para proteger indivíduos e comunidades contra a exposição a agentes biológicos nocivos, como bactérias, vírus e toxinas.

• Defesa contra armas biológicas: Neste contexto, a defesa biológica se refere a medidas tomadas para proteger indivíduos e comunidades contra o uso de armas biológicas. Armas biológicas são armas que utilizam agentes biológicos como forma de causar danos ou morte.

Fim do conteúdo da página