Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Visita da Divisão de Aviação e Segurança do COTER ao CENIPA

Brasília (DF) – O Comando de Operações Terrestres, por intermédio da Divisão de Aviação e Segurança da Chefia de Missões de Paz e Aviação/Inspetoria-Geral das Polícias Militares, coordena o funcionamento do Sistema de Aviação do Exército, tendo como uma de suas principais atribuições normatizar e gerenciar as atividades do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Exército.

A psicologia integra de forma significativa a Aviação do Exército, apoiando as atividades de prevenção e de investigação de ocorrências aeronáuticas, auxiliando na contextualização do desempenho humano e colocando em evidência o importante papel que este exerce na manutenção da segurança de voo. Além disso, de acordo com o Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Terrestre, é fundamental no assessoramento aos Comandantes de Unidades Aéreas, nos assuntos atinentes à Psicologia de Aviação.

Por tais motivos, que no dia 18 de março de 2024, a 2º Tenente OTT Elen Alves dos Santos, psicóloga da Div Av Seg, visitou o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) para estabelecer parceria e fortalecimento de ações de prevenção e de investigação de acidentes aeronáuticos, entre os psicólogos de aviação do Exército e da Força Aérea Brasileira. A militar foi recebida pelo Coronel Alexandre Rocha, do Exército Brasileiro, e pelos Tenentes Aguiar e Isabela Rocha, psicólogos de aviação da Força Aérea Brasileira.

Na oportunidade, os psicólogos analisaram um relatório final de investigação e discutiram sobre os cuidados necessários durante as entrevistas em uma investigação aeronáutica. A visita possibilitou ainda o agendamento de encontros entre os psicólogos, para o estabelecimento de atividades em prol da Segurança de Voo referentes ao aspecto psicológico.

Ao final do encontro, os psicólogos fizeram tratativas para a criação de um encontro nacional entre os psicólogos de aviação das Forças Armadas.

Fim do conteúdo da página