Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Provas preparatórias para missões de paz da ONU

Brasília (DF) – A Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (IGPM), do Comando de Operações Terrestres (COTER), tem a atribuição de contribuir para a seleção, de prover o preparo e realizar o acompanhamento de Policiais Militares em Missões de Paz das Nações Unidas (ONU).

Nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2024, o COTER, por meio da IGPM, apoiado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), por meio do Centro de Idiomas do Exército (CIDEx), coordenou e aplicou a pré-avaliação de idiomas da prova Assessement for Mission Service (AMS), que é mandatória para que os policiais militares brasileiros possam se inscrever nos processos seletivos de missões de paz e cursos ofertados pela ONU.

Este evento contou com a participação de 98 (noventa e oito) PM de vários estados do país, que foram recebidos em 22 (vinte e duas) Organizações Militares Sedes de Exames (OMSE), que colocaram suas equipes à disposição para aplicar as provas, reduzindo os custos com deslocamento dos PM para grandes centros, uma vez que foi dada a opção de escolher o local para realizar as provas dentre 115 (cento e quinze) OMSE espalhadas pelo Brasil.

Em Brasília, 22 (Vinte e dois) candidatos, oficiais e praças da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), realizaram provas de francês e inglês nas instalações do COTER, buscando dessa forma a condição de participar da AMS prevista para o corrente ano.

Na oportunidade, o Chefe do Estado-Maior da PMDF, Coronel Marcus Vinícius da Silva Antunes, esteve no COTER para uma visita institucional e acompanhar as atividades. O Cel Antunes dirigiu-se a sua tropa ressaltando a importância da contribuição nas missões de paz para o Brasil, para as Polícias Militares e para o próprio policial.

A IGPM agradece a todos os envolvidos pela qualidade do trabalho, e parabeniza os PM que participaram desta primeira fase de um processo que tem como principal objetivo, aumentar o número de brasileiros desdobrados em Operações de Paz conduzidas pela ONU.

Em maio do corrente ano será realizada um novo pré-teste, dando uma nova oportunidade para que mais PM possam realizar a prova AMS e concorrer as Missões de Paz da ONU.

Fim do conteúdo da página