Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

13 de março - Aniversário de criação da IGPM

Brasília (DF) - 13 de março de 2024 - Ao analisar a história das Polícias Militares (PM) e dos Corpos de Bombeiros Militares (CBM) fica evidenciado o elo dessas corporações com o Exército Brasileiro (EB), caracterizado pela participação integrada em operações militares, policiais e de apoio à Defesa Civil em calamidades públicas.

Embora a história tenha registrado, o Estado Brasileiro carecia de previsão legal para o trabalho integrado entre o EB e as corporações militares estaduais. Assim, pelo Decreto-Lei n° 317, de 13 de março de 1967, foi criada a Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (IGPM). Dessa forma, a IGPM é um dos poucos institutos do Exército Brasileiro, com previsão legal em formato de Lei, até os dias atuais.

Diariamente, a Força Terrestre, as PM e os CBM realizam operações e adestramentos integrados em todos os rincões do território nacional. Os laços táticos são estabelecidos em ações interagências diuturnas, promovidas pela IGPM e pelos Comandos Militares de Área, sendo este um grande facilitador no desenrolar e nos resultados obtidos nas atividades operacionais.

A mobilização, nos casos previstos na lei, é a razão de existir da IGPM. As PM e os CBM, como reserva imediata do Exército Brasileiro, já mobilizada, com efetivo aproximado de 470 mil homens e mulheres, compõem Poder Relativo de Combate que poucos Exércitos do mundo possuem, sendo esse um diferencial dissuasório dentro da diplomacia militar brasileira.

A Missão da IGPM é executar, no âmbito do Exército Brasileiro, como Órgão Central, os estudos, a coleta e o registro de dados, bem como a assessoria referente ao controle e à coordenação, no âmbito federal, relativos à condição de força auxiliar e reserva do Exército. O trabalho é complexo, pois são 53 Corporações Militares, sendo 27 Polícias Militares (PM) e 26 Corpos de Bombeiros Militares (CBM), irmãos em seus valores, mas cada um com cultura organizacional específica de seu Estado.

Como estado final desejado dos macroprocessos geridos pela IGPM, intenciona-se a cooperação significativa com o constante aumento da capacidade operacional das Corporações, permitindo que elas cumpram seu papel constitucional como Órgão de Segurança e Ordem Pública e, em caso de mobilização, estejam em condições de cooperar com o Exército Brasileiro na defesa da nossa nação.

Decorridos mais de 50 anos de existência, a IGPM permanece contribuindo e reafirmando sua vocação de integrar o Exército Brasileiro às Polícias Militares e aos Corpos de Bombeiros Militares, Reserva Estratégica do Exército Brasileiro.

IGPM, DESDE 1967 INTEGRANDO O EXÉRCITO BRASILEIRO, AS POLÍCIAS MILITARES E OS CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES!

Fim do conteúdo da página