Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Companhia de Neutralização de Artefatos Explosivos

Brasília (DF) – Em 15 de janeiro, uma Companhia de Neutralização de Artefatos Explosivos (Companhia EOD) do Exército Brasileiro foi inserida no Sistema de Prontidão das Capacidades de Manutenção de Paz da ONU (UNPCRS, sigla em inglês). Essa inserção inicia o processo de certificação da unidade como tropa apta a atuar em missões de paz da ONU.

O preparo e a capacitação da Companhia EOD serão realizados no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), situado no Rio de Janeiro (RJ), e no Centro de Instrução de Engenharia (CI Eng) situado em Araguari (MG). Em virtude da necessidade do contínuo preparo e da natureza técnica e altamente especializada das atividades de neutralização de explosivos, a Companhia continuará seu aperfeiçoamento, ainda em 2024, tanto no CCOPAB quanto no CI Eng, para a próxima fase da certificação.

EOD Company

Com efetivo de 140 militares, a Companhia EOD tem as capacidades de possuir, manutenir e operar equipamentos para neutralização de artefatos explosivos (EOD); de realizar reconhecimentos, identificações, avaliações em campo, neutralizações e coleta de artefatos explosivos (AE), incluindo artefatos explosivos improvisados (AEI); realizar a identificação e neutralização dos AE que ameaçam ou impedem a liberdade de movimento da tropa, incluindo a destruição de AE capturados, como o assessoramento na neutralização de AE inservíveis; e de apoiar a coleta e o armazenamento de componentes de AE (atividade forense).

CCOPAB e CI Eng

Referência mundial para outros países de nações amigas, o CCOPAB e o CI Eng auxiliam no preparo de militares, policiais militares e civis, e também de nações amigas, do segmento feminino e masculino, para as missões de paz, com o preparo de tropas, observadores militares, Staff Officer, proteção de civis, ação contra minas. Além das ofertas de cursos, por intermédio do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), no contexto do Programa de Parceria Triangular da ONU (TPP).

Fim do conteúdo da página