Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estágio Setorial de Operações de Informação

Brasília (DF) – No período de 14 a 18 de maio, o Comando de Operações Terrestres (COTER) realiza o Estágio Setorial de Operações de Informação (Op Info). A atividade visa preparar o oficial de Estado-Maior a elaborar anexos de Operações de Informação nos níveis estratégico, operacional e tático, e ainda,capacitar militares, ampliando e difundindo os conhecimentos sobre o assunto.

Na manhã de 14 de maio, foi realizada a abertura do Estágio pelo Comandante de Operações Terrestres, Gen Ex Paulo Humberto Cesar de Oliveira, que destacou a importância do desenvolvimento doutrinário das Operações de Informações no processo de transformação da Doutrina Militar Terrestre (DMT).

Neste processo, ressalta-se que a evolução do ambiente operacional está associada ao avanço da tecnologia e da capacidade do ambiente informacional, considerado cada vez mais influente, em especial, na definição do resultado das operações militares.  A complexidade do esforço de Operações de Informação requer, portanto, a integração e a interoperabilidade das Forças Armadas nos níveis Estratégico e Operacional.

Portanto, de forma inédita, este Órgão de Direção Operacional (ODOp), por intermédio da Chefia do Emprego da Força Terrestre, ampliou a participação no Estágio, oferecendo vagas para as Forças Armadas, computando a presença de 33 (trinta e três) militares das três Forças. O Exército está representado por militares dos Comandos Militares de Área, dos Órgãos de Direção Setoriais, das Divisões de Exército e das Organizações relacionadas à informação.  A Marinha do Brasil enviou representantes do Estado-Maior da Armada (EMA) e do Comando de Operações Navais (ComOpNav). A Força Aérea enviou representantes do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e do Comando de Preparo (COMPREP). O Ministério da Defesa (MD) também prestigia o evento com dois representantes.

Fim do conteúdo da página