Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

O Lig Argentina participa de Seminário

Buenos Aires (Argentina) No dia 05 de março, foi realizado o Seminário de Atualização Doutrinária em Operações de Proteção de Civis na Escuela Superior de Guerra (ESG) do Exército Argentino.
A atividade foi organizada para aprimorar a doutrina vigente, utilizando discussões multidisciplinares e exposições de outras nações relacionadas a essa temática, por meio dos instrutores de nações amigas da própria escola, tais como Brasil, Chile, Equador e Paraguai. Além do Oficial de Ligação junto ao Exército Argentino, o seminário contou com a participação do corpo docente da ESG, Direção Geral de Educação e Doutrina, Direção Geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Exército Argentino e órgãos públicos ligados a Defesa Civil.
Durante o evento, a ESG teve a oportunidade de apresentar a criação de um simulador, software EMERCAT - Emergência e Catástrofe, totalmente voltado para a área de simulação construtiva em Operações de Proteção de Civis. Os Exércitos do Chile e do Equador já possuem mecanismos de simulação para situações de catástrofe e emergência.
A Argentina, atualmente, na sua doutrina, enquadra as Operações de Proteção de Civis nas operações de não guerra, podendo ser classificadas em Operações de Ajuda Humanitária, Operações de Apoio a Comunidade e Operações de Assistência Humanitária. Nesse contexto, as Operações de Ajuda Humanitária são ações de proteção civil contra caso de catástrofe natural ou emergência. Já as Operações de Apoio a Comunidade são ações de proteção civil para favorecer ou facilitar o desenvolvimento social da sociedade e, por fim, as Operações de Assistência Humanitária são ações de proteção civil para satisfazer requerimentos ou pedidos internacionais no contexto das Nações Unidas por meio de ação solidária de cooperação internacional em casos de desastre.
Diante disso, para as ações de conflito armado ou defesa externa, a doutrina argentina visualiza as Operações de Assuntos Civis, com a finalidade de apoiar as operações militares, minimizando interferências da população, proteção e emprego dos recursos locais em prol das operações militares, controle sanitário e da ordem pública da população.

 

Fim do conteúdo da página