Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Exercício da Força de Apoio à Defesa Civil - CML

PETRÓPOLIS/RJ - Ocorreu na Região Serrana (Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Itaipava-RJ), no período de 30 set a 04 out 2019, o exercício de adestramento da Força de Apoio à Defesa Civil do CML, Operação DILÚVIO, a cargo da 4ª Bda Inf L (Mth). O exercício teve como objetivo exercitar o trabalho do Exército em apoio à Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, em um contexto de cooperação e coordenação com as agências estaduais e municipais.

A 1ª DE, com o apoio da Defesa Civil Estadual, montou um quadro fictício de fortes chuvas que atingiram todo a Região Serrana, porém, com maior concentração na região de Petrópolis, havendo a necessidade de decretação de Estado de Calamidade Pública por conta das fortes chuvas, o que provocou deslizamentos de encostas, rompimento da Barragem de Saracurama, alagamento  em municípios vizinhos, soterramento de moradores, obstrução de algumas vias e destruição de algumas pontes. O esgotamento das capacidades dos municípios e do Estado provocou o acionamento das Forças Armadas, levando ao acionamento da Força de Apoio à Defesa Civil do CML, sob a coordenação da 1ª DE e a cargo da 4ª Bda Inf L (Mth).

Participaram da atividade o Cmt Militar do Leste, Gen Ex  Arruda; o Cmt 1ª DE, Gen Div Abrahão; o Cmt 4ª Bda Inf L (Mth), Gen Bda Alcio Costa; representantes do COTER,  CML, 1ª DE e OMDS da 4ª Bda Inf L (Mth). Do segmento civil houve a participação da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, CBMERJ, PMERJ, Rede de Rádio Amadores (ROER), Prefeitura Municipal de Petrópolis, Secretaria de Saúde, Águas do Imperador, Bombeiros Voluntários do RJ, SAMU, SESC, Cruz Vermelha e Secretaria de Assistência Social de Petrópolis.

A atividade contou com cerca de 800 militares do Exército, trabalhando de forma integrada com a Defesa Civil, realizando atividades de busca e salvamento terrestre e aéreo, transporte e alojamento de desabrigados, triagem e apoio de saúde, remoção de escombros, desobstrução de vias, distribuição de itens emergenciais, emprego de meios de segurança pública em situações emergenciais e organização da estrutura de comando e controle.

 

 

 

  

 

Fim do conteúdo da página