Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Visita ao Centro de Excelência de Cooperação Civil-Militar

HAIA (NL) - No período de 20 a 25 de agosto de 2018, uma comitiva do Comando de Operações Terrestres (COTER), visitou o Centro de Excelência de Cooperação Civil-Militar (Civil-Military Cooperation Centre of Excellence - CCOE) da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), localizado na cidade de Haia, na Holanda. A atividade teve como objetivos: conhecer a estrutura, o processamento da coordenação civil-militar em assistência humanitária, a organização e a infraestrutura do CCOE. E permitiu discutir metodologias e conceitos empregados, bem como tomar conhecimento de suas experiências para o desenvolvimento da doutrina e processos.

Participaram da atividade: o Subchefe do Emprego da Força Terrestre, o Cel Lopes Cora e o TC Ferreira do Centro de Doutrina que tiveram a oportunidade de compartilhar informações concluindo que o CCOE é uma grande oportunidade para o desenvolvimento doutrinário da Força Terrestre, no que se refere às atividades de CIMIC ou em operações de cooperação e coordenação com agências, bem como na capacitação de pessoal para atuar como especialista em CIMIC, por meio da participação dos cursos ofertados naquele complexo civil-militar.

Por fim, cabe destacar a preocupação dos países participantes da OTAN em manter estruturas permanentes que sejam compatíveis e aptas a atuarem como pronta resposta em caso de quaisquer calamidades, com destaque para a capacitação, manutenção de um banco de dados e a mobilização de profissionais com especialidades que não são encontradas nas Forças Armadas.

Fim do conteúdo da página