Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estágio Preparatório para Missões de Paz 2018

No dia 4 de maio, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), realizou o encerramento do Estágio de Preparação para Missões de Paz 2018.1 (EPMP).  A cerimônia foi presidida pelo Coronel Machado, Comandante do CCOPAB, contando com as presenças do Coronel Martorelli, da IGPM e do Coronel Menezes Mello, da Divisão de Missão de Paz. O EPMP, conduzido no idioma inglês, objetivou preparar militares e policiais militares para atuarem como Oficial de Estado Maior, Observador Militar e Policial das Nações Unidas, abrangendo aulas teóricas e práticas. O Estágio é composto de 3 fases: primeira fase a distância; segunda fase de línguas estrangeiras (Inglês, Francês e Espanhol) e a terceira fase, atividades que serão desenvolvidas pelo militar no terreno. O estágio foi finalizado com um exercício de 01 semana, realizado na área de Instrução da Bda Inf Pqdt. Neste exercício os alunos foram submetidos à rotina de atividades semelhantes a que encontrarão em suas missões. O exercício contou com o apoio de alunos do Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR) atuando como figuração, permitindo que os estagiários utilizassem diferentes idiomas.

O Comando de Operações Terrestres foi representado pelos Coronéis  Martorelli e Menezes Mello, ambos da Chefia de Missões de Paz, Aviação/IGPM. O Cel Cav Menezes Mello  acompanhou os exercícios de campo e apresentou a palestra da Seção de Missões de Paz, objetivando orientar as atividades que os militares devem executar para um melhor suporte e acompanhamento durante a missão. Esteve presente também, o Adido de Defesa do Reino Unido, o Sr CMG Kevin Fleming que acompanhou uma instrução do exercício no campo. O CCOPAB contou com a experiência de três militares de outros Exércitos: Capitão James Arrow Smith, do Reino Unido, Ten Cel Feijóo,  da Argentina e Maj Weber, do Chile, todos como instrutores no EPMP.

Concluíram o EPMP, com aproveitamento, 25 militares, sendo: 19 do Exército Brasileiro, 4 da Força Aérea; e 2 policiais militares (Rio de Janeiro e Minas Gerais). Destaca-se a participação de quatro militares mulheres, 02 do Exército Brasileiro: Major Luciana Paiva e Major Renata Monteiro e duas da Força Aérea: Cap Jeanne Aquino e Cap Carla Barreto.  

Fim do conteúdo da página