Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Atividades Desenvolvidas pelo General Brasileiro na Suécia

ENKÖPING (SWE) – No quadro geral da edição de 2018 do Exercício Viking, o cargo de Force Commander da missão fictícia UNIMIB (United Nations Mission in Bogaland), sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU), é exercido pelo General de Brigada do Exército Brasileiro Francisco Humberto Montenegro Junior. O seu Estado-Maior é multinacional, composto por militares de cerca de 10 diferentes nacionalidades.

A comitiva do Force Commander é ainda composta pelos seguintes militares brasileiros: Cel Tavares, Observador de Conduta e Avaliação junto à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN); Ten Cel Gadelha, assistente pessoal; Ten Cel Afonso, adjunto do U3 (assessor do Comandante em Operações); e Maj Herbert, Oficial de Comando e Controle.

As atividades diárias desenvolvidas pelo Force Commander são iniciadas com um briefing matinal, realizado com todo Estado-Maior e seções civis convidadas. Logo após, ele participa de uma reunião com as maiores autoridades que representam a ONU. O contato com os comandantes dos sítios remotos é feito por meio de videoconferências. Transmitidas as suas diretrizes, seu Estado-Maior prossegue na solução dos problemas militares simulados impostos pelo Exercício.

Fim do conteúdo da página