Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

COTER conduz site remoto do EXERCÍCIO VIKING 18 no Brasil

O Comando de Operações Terrestres (COTER) conduz site remoto do Exercício VIKING 18 no Brasil

Brasília (DF) – No período de 16 a 26 de abril de 2018, o Comando de Operações Terrestres (COTER) participará do Exercício VIKING 18. Trata-se de uma Simulação de um Posto de Comando Conjunto e Combinado Assistido por computadores, planejado e conduzido pelas Forças Armadas da Suécia, em parceria com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Em 2018, O Exercício VIKING completa sua oitava edição, sendo sua primeira edição realizada em 1999.

O Exército Brasileiro (EB) participará do Exercício com o desdobramento em território Nacional, de um sítio remoto conduzido pelo COTER, que atuará concomitantemente com o sítio do Exercício no país Sede, Suécia, e com outros 4 sítios remotos na Finlândia, Irlanda, Sérvia e Bulgária.

O Exercício VIKING 18 contará com a participação de 2500 pessoas, entre representantes, participantes e observadores de cerca de 50 países e de 80 organizações internacionais e não governamentais.

O Sítio do Brasil, no Exercício, terá a participação, em média, de 200 representantes, participantes e observadores de cerca de 15 países, bem como de variadas organizações governamentais, internacionais e não governamentais. O Brasil será o primeiro país, fora do continente Europeu, que participará deste Exercício de Simulação.

No quadro geral da edição de 2018 do Exercício VIKING, o cargo de “Force Commander” da área sob jurisdição das Organização das Nações Unidas (ONU), será exercido por um Oficial General do Exército Brasileiro, O General de Brigada Francisco Humberto Montenegro Junior que atuará no sítio da Suécia durante o Exercício. No sítio Brasil, sob a jurisdição da ONU, o cargo de Comandante será exercido pelo General de Brigada José Ricardo Vendramin Nunes.

Fim do conteúdo da página