Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Acompanhamento doutrinário do Exercício Escolar AZUVER

O Centro de Doutrina do Exército/COTER realizou, entre os dias 6 e 8 de Novembro, o acompanhamento doutrinário do exercício de Estado-Maior AZUVER. O exercício é executado anualmente pelos oficiais-alunos das três escolas de Altos Estudos Militares das Forças Armadas: a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), a Escola de Guerra Naval (EGN) e a Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).

Os oficiais-alunos dos cursos de Comando e Estado-Maior (CCEM) tiveram a oportunidade de exercitar, no nível operacional, o planejamento e o controle de uma operação simulada, colocando em prática os ensinamentos escolares. Compuseram estados-maiores conjuntos para exercer todas as tarefas da Forças, tanto aquelas relativas a um Estado-Maior Conjunto/Teatro de Operações quanto as relativas ao comando de uma Força Componente, seja naval, terrestre ou aérea.

O AZUVER foi dividido em três fases. Na primeira, os alunos das três escolas efetuaram o Exame de Situação, propondo linhas de ação para o cumprimento da missão. Na segunda, Planos e Ordens, houve a elaboração do Plano de Campanha, com o detalhamento das operações militares no Teatro de Operações. Após o planejamento tático de cada Força Componente, teve início a fase de Controle da Operação Planejada. Em cada escola, ocorreu a simulação dos engajamentos propriamente ditos, por meio de sistemas de simulação de guerra, tais como o SIPLOM (Sistema de Planejamento Operacional Militar). Nessa fase, realizaram-se simulações dos deslocamentos e dos primeiros combates em terra, mar e ar, entre os países contendores, o Azul e o Vermelho, bem como as atualizações, na matriz de sincronização e na carta topográfica, das operações de apoio ao combate.

O exercício contou com o acompanhamento de oficiais-generais do Alto Comando, que foram ambientados pelo Chefe da DIREX. Estiveram presentes os Generais de Exército César Augusto Nardi de Souza, Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, e Décio Luís Schons, comandante da Escola Superior de Guerra (ESG).

Fim do conteúdo da página